top of page

               UMA BREVE HISTÓRIA DA IGREJA


Em novembro de 2000, três meses após o seu casamento, o Pr. Olney Basílio Silveira Lopes Júnior e sua esposa Kátia da Vinha Lopes iniciaram na sala de sua casa, no bairro de Nova Americana, um grupo de estudo bíblico composto por apenas seis pessoas. O Pastor e sua esposa eram os únicos que confessavam a Jesus como seu Salvador.

Em Janeiro de 2001, com o crescimento do grupo, e com uma visão bem determinada por Deus, o casal alugou, pela fé, um salão e dependências superiores, no bairro do Jardim Paulista, onde se deu oficialmente o início do Projeto Batista Nova Americana – PBNA.

Pouco a pouco o trabalho foi crescendo e Deus foi acrescentando vidas muito especiais e queridas que, dominicalmente, se reuniam para prestar culto ao Senhor.

Em Janeiro de 2002, o PBNA se transferiu para um salão com dimensões gigantescas, se levado em conta o número de 45 pessoas que se congregavam naquela época.

Em 2003, quando o PBNA já reunia um grupo de 95 pessoas, que frequentavam assiduamente às celebrações dominicais, Deus confirmou no coração do Pr. Olney Júnior que era o momento de o Projeto Batista Nova Americana ser organizado em Igreja.

Assim, a Igreja Batista de Vila Mariana veio a Americana para organizar a sua 15ª filha, a Igreja Batista Memorial de Americana em quatro de outubro de 2003, com 95 membros fervorosos e interessados no avanço do Reino de Deus.

Em 15 de fevereiro de 2007, com a surpreendente morte do Pr. Olney Júnior, a Igreja convida seu pai, o Pr. Olney Basílio Silveira Lopes, para continuar a abençoada obra de seu filho, como pastor interino. No mês de dezembro do mesmo ano, o Pastor Olney é empossado como seu novo Pastor.

Em abril de 2008, a Igreja se transfere para o atual templo, à Rua México, 355, onde se reúne com 283 membros.

Durante seis anos o Pastor Olney Basílio Silveira Lopes pastoreou a igreja, e em 26 de abril de 2014 o Pastor Fábio Luis de Araújo Cruz, foi empossado o novo pastor. 

Em novembro de 2015, a igreja mudou de sede pa a Rua das Canaleiras, 175, no Jardim Glória em Americana.

Em 14 de fevereiro de 2016 com a renúcia do Pastor Fábio Luis de Araújo Cruz, abriu-se a sucessão pastoral. Hoje a igreja se reúne com 200 membros.

Nesses quase treze anos de existência, a igreja vem cumprindo a sua missão com muito entusiasmo. Jesus Cristo foi é e continuará tendo a liberdade de orientar e consolar as vidas de seus membros. A Bíblia Sagrada tem sido e continuará sendo a nossa única regra de fé e de obediência.

bottom of page